SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Intestinal helminths in Brazil: III - Education and health in helminthiasis programAssessment of the quality of information on basic causes of infant death in Rio Grande do Sul (Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

CARANDINA, Luana  and  MAGALDI, Cecília. Análise das condições de saúde e de vida da população urbana de Botucatu, SP (Brasil): II - Conhecimentos e opiniões da população sobre sintomas de doenças, 1983. Rev. Saúde Pública [online]. 1989, vol.23, n.3, pp. 196-206. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101989000300004.

Com objetivo de verificar o grau de informação da população urbana de Botucatu sobre questões de saúde, foram pesquisados conhecimentos e opiniões a respeito da freqüência e gravidade de treze sintomas e sinais de doenças, em 1.005 famílias amostradas. As respostas foram analisadas segundo idade, sexo, escolaridade e estrato sócio-econômico e mostraram tendência compatível com os conhecimentos da medicina científica. Na comparação dos sexos, por idade, as mulheres (adultas jovens) valorizaram mais do que os homens a freqüência e a gravidade da maioria dos sintomas. Os escores altos conferidos para a gravidade tenderam a diminuir com o aumento da escolaridade para todos os sintomas. Houve variações, entre os sintomas, na valorização da freqüência, de acordo com os estratos sócio-econômicos, com tendência à diminuição dos escores altos para gravidade, com o aumento do nível sócio-econômico. O grau de informação encontrado na população contraria o preconceito ainda existente na área médica, a respeito do conhecimento dos leigos. Foi levantada a hipótese de que a amostra estudada teve acesso a múltiplas fontes de informação, entre as quais a extensa rede local de serviços médicos.

Keywords : Conhecimentos [atitudes e práticas]; Doença (sinais e sintomas); Educação em saúde; Atitude frente à saúde; Fatores sócio-econômicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese