SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Anthropometric indices and nutritional status of low-income school-aged children of a county of the State of Rio de Janeiro, Brazil: a pilot studyLipemic disorders and some associated risk factors in a population on the outs kirts of Greater S. Paulo, SP, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787Print version ISSN 0034-8910

Abstract

LEI, Doris Lucia Martini; MONTEIRO, Carlos Augusto; LERNER, Bárbara Regina  and  CHAVES, Sandra Pinheiro. Medindo o impacto de programas de recuperação nutricional de pré-escolares: teste de uma metodologia. Rev. Saúde Pública [online]. 1989, vol.23, n.3, pp.230-235. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101989000300008.

A partir da casuística de um programa de recuperação nutricional de pré-escolares operado no Município de Diadema, Estado de São Paulo, Brasil, analisam-se dois procedimentos para avaliação de impacto. O primeiro procedimento - tradicional - baseia-se na proporção de crianças que ao final de um ano de exposição ao programa passam para a condição de eutrofia, ou seja, crianças que passam a apresentar adequação do peso à idade superior a 90% dos valores esperados em crianças eutróficas. O segundo procedimento - proposto no artigo - leva em conta a velocidade do crescimento, assumindo como resultados favoráveis incrementos de peso superiores àqueles esperados para crianças eutróficas. As vantagens do segundo procedimento sobre o primeiro - ressaltadas a partir de aspectos conceituais ligados à fisiopatologia da desnutrição e às características dos programas de recuperação nutricional - são comprovadas empiricamente.

Keywords : Recuperação nutricional; Pré-escolar; Avaliação; Peso-idade; Crescimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )