SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Anthropometric indices and nutritional status of low-income school-aged children of a county of the State of Rio de Janeiro, Brazil: a pilot studyLipemic disorders and some associated risk factors in a population on the outs kirts of Greater S. Paulo, SP, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

LEI, Doris Lucia Martini; MONTEIRO, Carlos Augusto; LERNER, Bárbara Regina  and  CHAVES, Sandra Pinheiro. Medindo o impacto de programas de recuperação nutricional de pré-escolares: teste de uma metodologia. Rev. Saúde Pública [online]. 1989, vol.23, n.3, pp. 230-235. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101989000300008.

A partir da casuística de um programa de recuperação nutricional de pré-escolares operado no Município de Diadema, Estado de São Paulo, Brasil, analisam-se dois procedimentos para avaliação de impacto. O primeiro procedimento - tradicional - baseia-se na proporção de crianças que ao final de um ano de exposição ao programa passam para a condição de eutrofia, ou seja, crianças que passam a apresentar adequação do peso à idade superior a 90% dos valores esperados em crianças eutróficas. O segundo procedimento - proposto no artigo - leva em conta a velocidade do crescimento, assumindo como resultados favoráveis incrementos de peso superiores àqueles esperados para crianças eutróficas. As vantagens do segundo procedimento sobre o primeiro - ressaltadas a partir de aspectos conceituais ligados à fisiopatologia da desnutrição e às características dos programas de recuperação nutricional - são comprovadas empiricamente.

Keywords : Recuperação nutricional; Pré-escolar; Avaliação; Peso-idade; Crescimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese