SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue5The use of the Face-Hand Test to screen for organic brain syndromes: a pilot studySocio-economic conditions, feeding and nutrition of the urban population of the a locality of the State of Minas Gerais, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

BARBOSA, Maria Tereza Serrano; CARLINI-COTRIM, Beatriz  and  SILVA-FILHO, Armando Ramos. O uso do tabaco por estudantes de primeiro e segundo graus em dez capitais brasileiras: possíveis contribuições da estatística multivariada para a compreensão do fenômeno. Rev. Saúde Pública [online]. 1989, vol.23, n.5, pp. 401-409. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101989000500007.

Analisou-se o uso de tabaco por estudantes de primeiro e segundo graus de dez capitais brasileiras, utilizando técnicas estatísticas bi e multivariadas (modelo logit). Pela análise bi-variada detectou-se que o uso de tabaco está positivamente associado ao fato de o estudante trabalhar, freqüentar o curso noturno, estar atrasado nos estudos e ter pais fumantes. Pela aplicação de técnicas multivariadas e do modelo logit, verificou-se que as variáveis de maior peso são a defasagem escolar (no curso noturno) e o fato de os pais fumarem (diurno). Discutiu-se a importância da utilização de técnicas multivariadas para a compreensão de fenômenos complexos como o do uso de tabaco e outros psicotrópicos.

Keywords : Fumo; Análise multivariada; Risco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese