SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue5Socio-economic conditions, feeding and nutrition of the urban population of the a locality of the State of Minas Gerais, BrazilA domiciliary enquiry on the elderly population in a large urban center of Rio de Janeiro, Brazil: a methodological proposal author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

MONTEIRO, Carlos Augusto; FREITAS, Isabel Cristina Martins de  and  BARATHO, Regina Maria. Saúde, nutrição e classes sociais: o nexo empírico evidenciado em um grande centro urbano, Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 1989, vol.23, n.5, pp. 422-428. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101989000500009.

Embora freqüentemente assumida como verdadeira, a relação entre classe social e estado de saúde e nutrição raramente tem sido estudada no plano empírico. Adotando-se proposta classificatória que permite a identificação operacional do conceito de classe social em sociedades de organização complexa, procurou-se estabelecer e comparar o estado de saúde e nutrição de uma amostra das crianças da cidade de São Paulo pertencentes a distintas classes sociais. A partir da observação da distribuição do índice altura/idade, evidenciou-se crescimento normal - e portanto condições ótimas de saúde e nutrição - apenas entre as crianças pertencentes à burguesia e à pequena burguesia, as quais correspondem a cerca de 30% da população. Diferenças significantes (p < 0,01) em relação a um padrão esperado de alturas de crianças bem nutridas foram encontrados para o proletariado ligado ao setor de serviços, para o proletariado ligado à produção e transporte de mercadorias e para o subproletariado. Diferenças de renda e de acesso à escolaridade entre as classes sociais consubstanciam o nexo empírico evidenciado entre condição de classe e estado de saúde e nutrição.

Keywords : Saúde da criança; Estado nutricional; Classe social; Antropometria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese