SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue6Adolescent pregnancy: a comparative studyUnderregistration of live births in city of the State of Piauí, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

RAMOS, Luiz Roberto  and  GOIHMAN, Samuel. Estratificação geográfica por nível sócio-econômico: metodologia utilizada em um inquérito domiciliar com idosos residentes em São Paulo, Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 1989, vol.23, n.6, pp. 478-492. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101989000600006.

Em países como o Brasil é sempre problemático conseguir-se uma amostra populacional randomisada e representativa dada a inexistência de um catálogo atualizado e global da população residente na comunidade. Discute-se a metodologia de estratificação geográfica por nível sócio-econômico utilizada para conseguir uma amostra randomisada em múltiplos estágios de uma população de idosos residentes na cidade de São Paulo. O estudo aponta para o fato de a proporção de idosos na população total de uma determinada área da cidade ter se mostrado uma variável com poder discriminante do nível sócio-econômico da população. Discute-se a validade do método de estratificação a partir dos dados coletados no inquérito.

Keywords : População urbana; Idosos; Amostragem; Métodos; Fatores sócio-econômicos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English