SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue6Geographical stratification by socio-economic status: methodology from a household survey with elderly people in S. Paulo, BrazilSimuliidae (Diptera: Culicomorpha) in Brazil: X - Simulium (Psaroniocompsa) guaporense sp.n. description author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

PORTELA, Maria Helena de Rezende Brito. Sub-registro de nascimentos vivos em localidade do Estado de Piauí, Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 1989, vol.23, n.6, pp. 493-501. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101989000600007.

Decorrente de falta de dados que informem de modo fidedigno aos planejadores da área de Saúde, objetivou-se estimar a taxa mínima de sub-registro de nascimentos vivos na cidade de Piripiri, Piauí, no período de 1 de julho de 1983 a 30 de junho de 1984. O método utilizado para medir o sub-registro foi a comparação dos dados oficiais (Cartório de Registro Civil) com os não oficiais (Fundação Serviço Especial de Saúde Pública - FSESP e Igreja Católica), cujo resultado mostrou uma taxa mínima de sub-registro muito alta (68,4%) quando comparada com taxas de outras localidades brasileiras. Estudou-se a associação entre registro civil e variáveis interveníentes como local do parto, sexo da criança, estado civil e zona de residência da mãe. Concluiu-se ser o sub-registro um problema de Saúde Pública cujos fatores fundamentais como a educação, a conscientização da população e a gratuidade do registro, dentre outros, poderão contribuir para sua diminuição, com a conseqüente melhoria do planejamento das ações na área da Saúde Pública, de benéfica repercussão na vida da população.

Keywords : Sub-registro; Certidão de nascimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese