SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue6Simuliidae (Diptera: Culicomorpha) in Brazil: X - Simulium (Psaroniocompsa) guaporense sp.n. description author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

PINTO, Vitor Gomes. Relacionamento entre padrões de doença e serviços de atenção odontológica. Rev. Saúde Pública [online]. 1989, vol.23, n.6, pp. 509-514. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101989000600009.

Os serviços de assistência odontológica são analisados como uma das variáveis que condicionam os padrões de doenças bucais de uma população. Outros fatores como o nível socio-econômico, condições culturais, hábitos alimentares e o grau de desenvolvimento global de cada país usualmente exercem um papel bem mais representativo na determinação do nível de saúde de uma comunidade. É mostrada a situação dramática dos países em desenvolvimento, os quais seguiram os modelos de prestação de serviços odontológicos e de formação de recursos humanos das nações industrializadas (grande número de profissionais que se dedicam a atender apenas as pessoas que podem remunerar os seus serviços), o que levou à ocorrência de índices crescentes de doenças bucais. Mostra que o principal desafio a ser vencido pela profissão, nos dias atuais, é a construção de uma odontologia com conteúdo social, dirigida para todos.

Keywords : Saúde bucal; Serviços de saúde bucal; Doenças da boca [epidemiologia].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese