SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue5Supplementary feeding programs: a critical analysisThe epidemiology of arterial hypertension author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ALEIXO NETO, Antonio. Efeitos do fumo na gravidez . Rev. Saúde Pública [online]. 1990, vol.24, n.5, pp. 420-424. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101990000500011.

Foi feita atualização da literatura quanto aos efeitos do fumo na gravidez, na saúde do feto e do recém-nascido. São mostrados dados recentes sobre a prevalência do fumo durante a gravidez, principalmente dos Estados Unidos da América, já que não há dados disponíveis do Brasil. É ressaltada a importância da fumante passiva e dos possíveis malefícios que poderiam ser causados pela aspiração de fumo pelas grávidas, tanto em casa quanto nos locais de trabalho. São revisados dados recentes mostrando que o fumo durante a gravidez aumenta o risco de mortalidade infantil e fetal, após o controle de variáveis, e que este risco está relacionado com a quantidade de fumo aspirado. São relacionados os fatores pelos quais o fumo causa aumento da mortalidade fetal e infantil, salientando-se: o baixo peso, a ruptura prematura de membranas, a placenta prévia, o deslocamento prematuro de placenta e a prenhez tubária.

Keywords : Fumo; Complicações na gravidez; Mortalidade infantil; Morte fetal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese