SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue6The importance of accessibility in the planning of localization and size of health services author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787

Abstract

PEREIRA, Julio Cesar R.; CARSWELL, Fleming  and  HUGHES, Anthony O.. Avaliação e predição da asma e sua gravidade na comunidade pediátrica. Rev. Saúde Pública [online]. 1990, vol.24, n.6, pp. 437-444. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101990000600001.

Foram submetidas a exames, juntamente com grupos controle segundo idade e sexo,74 crianças asmáticas, com idade de 7 a 11 anos. Exames clínicos e laboratoriais precederam um acompanhamento de 28 dias, quando foram registrados dados sobre a taxa de pico do fluxo respiratório (PEF), sintomas e tratamento. Observou-se que o coeficiente de variação do PEF é uma medida objetiva do grau de gravidade da asma, que tem uma correlação estatística significativa, tanto com os sintomas (rs = .036), quanto com o tratamento (rs = .60). Além disso, separa os asmáticos graves e leves, como foi confirmado pelas diferenças estatisticamente significantes (p = 008 ou menos) nos sintomas, tratamentos, alergias da pele e resposta das vias aéreas ao exercício. Estas duas últimas foram consideradas elementos prognosticadores tanto da doença como do grau de gravidade. Pela regressão logística foi possível estabelecer a probabilidade para a asma grave quando as crianças, apresentando ou não essas características, foram comparadas. Um único teste de pele positivo representa uma probabilidade de 88% para o desenvolvimento de asma, e de 70% para doença grave. A redução do PEF de 10%, depois de um teste de exercício, leva a uma probabilidade de 73% de doença e de 64% para doença grave. Aumentos nessas variáveis implicam riscos aumentados geométricamente, cuja presença conjunta tem efeito multiplicativo no risco final.

Keywords : Asma [epidemiologia]; Valor de predição dos testes; Risco.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )