SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue6Assessment and prediction of asthma and its severity in the pediatric communityMortality in migrants - Japanese residents in the City of S.Paulo, Brazil, 1980 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

UNGLERT, Carmen Vieira de Sousa. O enfoque da acessibilidade no planejamento da localização e dimensão de serviços de saúde. Rev. Saúde Pública [online]. 1990, vol.24, n.6, pp. 445-452. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101990000600002.

A localização geográfica e dimensão dos serviços de saúde são fatores que interferem em sua acessibilidade. Esta, por sua vez, é um pré-requisito fundamental para se garantir o acesso da população à saúde. Assim, foi realizado trabalho que se baseia na aplicação de uma metodologia que considera as relações de variáveis geográficas, demográficas e sociais, em nível de cada realidade, possibilitando o estabelecimento de propostas alternativas para a localização e dimensão de serviços de saúde. Tal metodologia foi aplicada à Região de Santo Amaro, Município de São Paulo, Brasil. A contribuição dada pela abordagem geográfica, demográfica e social de cada realidade abre ampla perspectiva quanto ao estudo de novos objetos, pela utilização da mesma metodologia cuja aplicação é recomendada à implementação de sistemas locais de saúde.

Keywords : Acesso aos serviços de saúde; Planejamento de instituições de saúde; Necessidades e demanda de serviços de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese