SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue6The importance of accessibility in the planning of localization and size of health servicesMortality in women of reproductive age in S. Paulo City (Brazil), 1986: II - Deaths by maternal causes author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

GOTLIEB, Sabina L. D.. Mortalidade em migrantes - japoneses residentes no município de São Paulo, Brasil, 1990. Rev. Saúde Pública [online]. 1990, vol.24, n.6, pp. 453-467. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101990000600003.

Objetivou-se comparar o padrão de mortalidade dos imigrantes japoneses (isseis) e de seus descendentes (nisseis/sanseis), residentes no Município de São Paulo, com o do Japão, local de origem, e o do Município de São Paulo, local de destino destes migrantes, em 1980. Os principais grupos de causas de morte foram basicamente semelhantes para estas populações, sendo que os maiores coeficientes padronizados foram os de São Paulo. A única exceção foi o risco de morrer por neoplasmas, maior no Japão. Os isseis (ambos os sexos) apresentaram riscos com valores intermediários para as Doenças das Glândulas Endocrinas e do Metabolismo e para as Doenças do Aparelho Respiratório; para as isseis, o risco de morrer por Doenças do Aparelho Circulatório também foi intermediário. Nos demais grupos de causa, os isseis apresentaram os menores riscos de morrer. Os riscos de morrer por Câncer do Estômago, Mama e Próstata, Diabetes Mellitus, Doenças Isquêmicas do Coração, Doenças Cerebrovasculares, Homicídios e Suicídios permitiram concluir que os isseis estão paulatinamente afastando-se do padrão de morte do Japão e tendendo ao de São Paulo. Surgem hipóteses de que estejam ocorrendo mudanças socio-culturais nos migrantes e haja predominância de atuação de fatores de risco ambientais e não de genéticos, na incidência e na mortalidade desses agravos à saúde.

Keywords : Mortalidade; Causa de Morte; Grupos étnicos; Japão [etnologia].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese