SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Methological issues in the interpretation of serologic screening for hepatitis B virus among blood donor'sThe miraxonal attraction exercised by Biomphalaria straminea, Lymnaea columella and Physa sp over miracidia of Schistosoma mansoni author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

LO, Shin Shiang et al. Malária em usuários de drogas de administração endovenosa associada à soropositividade para HIV. Rev. Saúde Pública [online]. 1991, vol.25, n.1, pp. 17-22. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101991000100004.

Infecções induzidas de malária têm sido verificadas nos últimos anos no Estado de São Paulo, Brasil concomitantemente com o aumento de casos importados procedentes da região endêmica do país. Destaca-se o registro de um caso em 1988 e onze casos em 1989 de malária induzida por Plasmodium vivax, em indivíduos residentes na cidade de Presidente Prudente, situada a oeste do Estado e considerada uma das "portas de entrada" de pessoas procedentes da Região Amazônica. Os pacientes afirmaram não terem se deslocado recentemente ou negaram deslocamentos para áreas com possibilidade de transmissão de malária. Todos fizeram uso de drogas injetáveis, participando de círculos de conhecidos afins e geralmente dividiam a mesma agulha e seringa no uso da cocaína. Foi detectado o doente de malária que transmitiu inicialmente a doença ao caso de 1988, e a um primeiro grupo de três indivíduos em 1989. Destes três casos, um transmitiu a doença a outro grupo de dois indivíduos em 1989. A partir destas primeiras infecções e do uso continuado das drogas injetáveis entre grupos, surgiram dois novos casos e houve reinfecção em dois indivíduos (um destes apresentou duas reinfecções). O exame para detecção de HIV foi positivo em cinco indivíduos, um apresentou resultado negativo e não foi realizado em outros três indivíduos. São analisadas as informações desses casos e discutida a importância de sua ocorrência no momento atual.

Keywords : Malária [epidemiologia]; Plasmodium vivax; Abuso de substâncias; HTV [análise].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese