SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1The miraxonal attraction exercised by Biomphalaria straminea, Lymnaea columella and Physa sp over miracidia of Schistosoma mansoniPrevalence of obesity in a County town of S. Paulo State, Brazil, 1987 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

WANDERLEY, Dalva Marli Valério. Vigilância entomológica da doença de Chagas no Estado de São Paulo. Rev. Saúde Pública [online]. 1991, vol.25, n.1, pp. 28-32. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101991000100006.

Modificações no espaço agrário paulista com redução das matas primitivas e alteração no sistema de produção rural com o assalariamente, culminaram com a expulsão do trabalhador do campo para a cidade. Ao lado desta reestruturação, o trabalho intenso e contínuo de intervenção por parte da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), no controle de triatomíneos domiciliados através da utilização de inseticidas, conduziu à interrupção da transmissão vetorial da endemia chagásica, no início da década de 70, atingindo-se a fase de vigilância epidemiológica. Esta fase avança para a integração do controle vertical do vetor na assistência primária à saúde, envolvendo a participação da população. Vários anos de trabalho junto às populações rurais foram importantes para orientá-las no sentido de entender o significado da presença de triatomíneos em suas casas e notificá-los à SUCEN. O pronto atendimento a cada notificação é importante para estimular o processo. Informações de 1985 e 1986 mostraram que 85,6% dos triatomíneos capturados no interior das casas foram notificados pelos moradores, mostrando que para a manutenção dos domicílios livres desses insetos é de fundamental importância a participação da população.

Keywords : Tripanossomose Sul-Americana [prevalência]; Vigilância epidemiológica; Controle de insetos; Participação comunitária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese