SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4Sampling desing for larval density computation of Aedes Aegypti and Aedes albopictus in the State of S. Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

IUNES, Roberto Fontes. Reação diante de medidas preventivas em saúde: uma análise econômica. Rev. Saúde Pública [online]. 1991, vol.25, n.4, pp. 243-250. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101991000400002.

A efetividade de muitas intervenções preventivas depende da capacidade do paciente em alterar seu comportamento ou estilo de vida. São intervenções nas quais o indivíduo exerce um papel ativo. Procurou-se mostrar como o instrumental econômico pode ser usado para: (i) prever comportamentos e descrever sua lógica; e (ii) avaliar medidas de prevenção que, por implicarem mudança de comportamento, geram "custos" em termos de queda na qualidade de vida (Apêndice). O caso do fumo e doença coronariana do coração é utilizado como ilustração. Enquanto a análise do primeiro item utiliza técnicas gráficas, a do segundo (Apêndice) utiliza-se de um modelo mais formal, porém simples (de livro-texto) para a representação de utilidade ao longo do ciclo de vida. Mostrou-se também que técnicas freqüentemente utilizadas na avaliação de programas de saúde como os "QALYs" ("Quality-Adjusted Life Years" ou Anos de Vida Qualitativamente Ajustados) são inadequados para programas preventivos voltados à alteração de comportamento. São sugeridos alguns tópicos que necessitam de investigação mais profunda.

Keywords : Prevenção primária [economia]; Atitude frente à saúde; Análise custo-benefício.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English