SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4On the economic analysis of response to preventive measuresDomiciliation of Culex (Melanoconion) mosquitoes in man-made deeply modified environment author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ALVES, Maria Cecília G.P.; GURGEL, Sérgio de M.  and  ALMEIDA, Maria do Carmo R.R. de. Plano amostral para cálculo de densidade larvária de Aedes aegypti e Aedes albopictus no Estado de São Paulo, Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 1991, vol.25, n.4, pp. 251-256. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101991000400003.

O Programa de Controle de Vetores de Febre Amarela e Dengue, desenvolvido pela Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo, Brasil, prevê a realização de pesquisa para avaliação da densidade larvária de Aedes aegypti e Aedes albopictus em edificações de municípios com infestação domiciliar. Descreve-se o plano amostral que vem sendo aplicado, desde outubro de 1987, nos municípios da Região de Presidente Prudente. Para acompanhamento da densidade está sendo utilizado o índice de Breteau. São sorteados, nos municípios infestados, mensalmente e de forma independente, amostras de edificações para a obtenção das estimativas do índice. O plano amostral prevê a seleção de conglomerados em 2 estágios: quadras e edificações. O tamanho da amostra foi definido estimando-se o coeficiente da correlação intraconglomerado e variância relativa por elemento através de pesquisas realizadas anteriormente em municípios do Serviço Regional de São José do Rio Preto. O plano propõe que os valores relativos ao tamanho da amostra sejam atualizados periodicamente em função dos valores obtidos para o estimador do Índice de Breteau e sua variância, em meses anteriores.

Keywords : Aedes; Larva; Amostragem; Controle de mosquitos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese