SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4The delineation of the professional role of Health Education specialists: a technical proposalPerceptions of head doctors regarding the educational activities undertaken in Municipal Health Services author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

CARLINI-COTRIM, Beatriz  and  ROSEMBERG, Fúlvia. Os livros didáticos e o ensino para a saúde: o caso das drogas psicotrópicas. Rev. Saúde Pública [online]. 1991, vol.25, n.4, pp. 299-305. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101991000400009.

Foram analisados 18 livros didáticos de primeiro e segundo graus, das disciplinas de Ciências/Biologia, Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil, em relação ao tratamento dado ao tema consumo de drogas psicotrópicas. A análise da estrutura dos textos evidenciou preocupação excessiva com a discussão dos efeitos (nocivos) das drogas em detrimento de outros tópicos como conceituação, causas que levam ao uso, incidência, tratamento ou prevenção. Os textos se caracterizaram por uma linguagem pouco científica, onde o apelo emocional e o estilo dramático são a tônica. O usuário de drogas foi retratado como sendo necessariamente um ser decadente moral, física e psicologicamente. Os resultados da análise são discutidos à luz de teorias recentes de prevenção ao abuso de drogas.

Keywords : Livros de texto; Psicotrópicos; Educação em saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese