SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Extra-curricular activities and the prevention of drug abuse: a polemic questionOral health condition of people of 60 years of age or above in S. Paulo city, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787

Abstract

SILVA, Antonio A.M. da et al. Associação entre idade, classe social e hábito de fumar maternos com peso ao nascer. Rev. Saúde Pública [online]. 1992, vol.26, n.3, pp. 150-154. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101992000300004.

Foi realizado inquérito em Ribeirão Preto, Brasil, de junho de 1978 a maio de 1979, que constou de entrevistas com mães de nascidos vivos hospitalares, de partos únicos, correspondendo a 98 % dos nascimentos ocorridos durante o período no Município. O maior percentual de nascimentos com baixo peso ocorreu entre as mães jovens, fumantes e pertencentes às classes trabalhadoras. O maior número de mães jovens foi encontrado também nessas classes. A prevalência do hábito de fumar foi maior nas mães jovens, porém houve pouca diferença na freqüência de mulheres fumantes entre as classes sociais, variando de 25 a 30%. Observou-se que o pencentual de baixo peso foi maior para as mães trabalhadoras não fumantes do que para as mães burguesas fumantes. O modelo logito foi ajustado aos dados para estudo da possível associação múltipla entre hábito de fumar, idade materna e classe social com o peso ao nascer. Os resultados indicaram que hábito de fumar materno, idade materna e classe social foram independentes no seu efeito sobre o peso ao nascer, não se observando interação. Esses achados sugerem que a maior prevalência de baixo peso entre mães não fumantes das classes trabalhadoras em relação às mães fumantes da burguesia provavelmente refletiu a concentração de outros fatores de risco entre as mulheres das classes trabalhadoras, tais como: baixa escolaridade, cuidado pré-natal inadequado, alta paridade, diferenças no comportamento reprodutivo.

Keywords : Baixo peso ao nascer; Idade materna; Fumo [efeitos adversos]; Classe Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )