SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Phonoaudiology (speech therapy) in public healthGender and health in Brazil: considerations based on the National Household Sampling Survey author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

TANAKA, Oswaldo Yoshimi et al. Gerenciamento do setor saúde na década de 80, no Estado de São Paulo, Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 1992, vol.26, n.3, pp. 185-194. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101992000300010.

Foi analisado o processo de gerenciamento colegiado implementado pelas Ações Integradas de Saúde (AIS), no Estado de São Paulo, na década de 80. A base de dados foi constituída por informações coletadas junto à Comissão Interinstitucional de Saúde (CIS-SP). Foram também investigadas a participação dos diversos representantes, as decisões e as resoluções originadas nessa instância de gerenciamento do sistema de saúde. A análise conjunta das informações coletadas mostrou que houve mudança substancial no papel de gerenciamento do setor saúde no Estado, principalmente a partir de 1987. O processo de gestão colegiada, iniciada com as AIS, foi sendo substituído paulatinamente pela gestão única, com a separação nítida das responsabilidades entre os níveis de governo municipal, estadual e federal. Esta mudança dificultou o processo de negociação e de definição de objetivos comuns entre os responsáveis pela política de saúde, que vinham sendo constituídos no Estado desde as AIS.

Keywords : Administração pública [tendências]; Relações interisnstitucionais; Administração sanitária [tendências]; Sistema de saúde [organização e administração].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese