SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue6Ethylene oxide sterilization: I. The influence of sporulation medium in the resistance of the spores of Bacillus subtilis var. nigerRC-IAL: rabbit kidney cell line - characteristics and substrate for viral multiplication author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

PINTO, Terezinha de Jesus A.  and  SAITO, Takako. Esterilização por óxido de etileno: II. Influência de corpos de prova no desempenho de monitores biológicos e sua avaliação. Rev. Saúde Pública [online]. 1992, vol.26, n.6, pp. 384-391. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101992000600003.

Pela importância da garantia de esterilidade em produto médico-hospitalares e pela predominância da forma tubular dentre estes produtos, conduziu-se o estudo de monitores biológicos em que os corpos de prova apresentavam diferentes comprimentos e diâmetros. O sensor biológico foi constituído de esporos de Bacillus subtilis var. niger adquirido do mercado nacional sob tiras de papel. Após esterilização por processo industrial, seguiu-se a recuperação dos esporos sobreviventes através de inoculação dos suportes em caldo tioglicolato, caldo caseína-soja e este adicionado de azul de bromotimol. A capacidade promotora de crescimento destes 3 meios de cultura não apresentou diferenças. A eficácia esterilizante foi dependente do tamanho de corpos de prova. A determinação periódica do teor residual de gás nos corpos de prova, bem como a monitoração ambiental industrial indicaram a importância da legislação em vigor, devendo ser obedecida a fim de garantir inocuidade aos pacientes e operadores.

Keywords : Esterilização [normas]; Monitoramento ambiental [métodos]; Óxido de etileno; Bacillus subtilis [isolamento].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese