SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue6Ethylene oxide sterilization: II. The influence of test specimens on the performance of biological monitors and its evaluationSick building syndrome in bank-clerks author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

CRUZ, Aurea Silveira et al. RC-IAL: linhagem celular contínua de rim de coelho - características e substrato para replicação de vírus. Rev. Saúde Pública [online]. 1992, vol.26, n.6, pp. 392-399. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101992000600004.

Uma linhagem celular de rim de coelho (denominada RC-IAL), que foi isolada em 1976, e que atualmente está na 150a passagem, teve suas características analisadas. As células apresentaram morfologia semelhante aos fibroblastos desde o início de seu cultivo. A proporção de crescimento celular não se alterou desde seu isolamento, com uma eficiência de clonagem ao redor de 9%. A linhagem mostrou crescimento dependente de ancoragem, e a análise cromossômica apresentou o número modal da espécie com pequenas variações para mais ou menos um cromossomo, resultando uma somatória de 50%. Sua espécie de origem foi comprovada através da reação de imunofluorescência indireta e a susceptibilidade da linhagem a alguns vírus, com demonstração do efeito citopático, foi verificada com os vírus da vacínia, cowpox, herpes simples tipo 1 e 2 e da rubéola. Esse substrato celular está livre de contaminantes, satisfazendo assim, as condições para seu uso em trabalhos científicos, principalmente os relacionadas à saúde pública.

Keywords : Células cultivadas; Separação celular; Efeito citopatogênico viral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese