SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Historical and philosophical bases for a criticism of epidemiology índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Page  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista de Saúde Pública

versión On-line ISSN 1518-8787versión impresa ISSN 0034-8910

Resumen

RUIZ, Milton Artur; VASSALLO, José  y  SOUZA, Cármino Antonio de. Alterações hematológicas em pacientes expostos cronicamente ao benzeno. Rev. Saúde Pública [online]. 1993, vol.27, n.2, pp.145-151. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101993000200011.

Foram apresentadas as alterações hematológicas do sangue periférico e da medula óssea em pacientes expostos cronicamente ao benzeno. Foram descritos a biotransformação metabólica e os possíveis mecanismos envolvidos neste tipo de toxicidade. Os dados hematológicos do sangue periférico são mostrados e avaliados em sua importância, sendo a macrocitose e a linfocitopenia sinais precoces de toxicidade ao benzeno. As alterações da medula óssea observadas são demonstradas pelos métodos complementares citológico e histológico. A anormalidade histológica de maior importância foi a hipocelularidade global devida principalmente ao setor granulocítico. Foi observado também aumento do percentual de eosinófilos, de mastócitos e de atipias no setor megacariocítico. Foram observadas alterações de caráter inflamatório e ressaltada a presença de sinais de dismielopoiese. Foram enfatizadas a necessidade da valorização das alterações hematológicas do sangue periférico e a visão critica e global desse importante problema de saúde pública.

Palabras clave : Benzeno [envenenamento]; Doenças hematológicas [induzido quimicamente]; Exposição ocupacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )