SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue6Studies on mosquitoes (Diptera: Culicidae) and anthropic environment: 4 - Survey of resting adults and synanthropic behaviour in South-Eastern, BrazilImmunological and parasitological aspects of Biomphalaria tenagophila infected by Schistosoma mansoni and other Digenea author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ZANOTTI-MAGALHAES, Eliana Maria; MAGALHAES, Luiz Augusto  and  CARVALHO, José Ferreira de. Relação entre a patogenicidade do Schistoma mansoni em camundongos e a susceptibilidade do molusco vetor: II. Número de ovos nas fezes e número e tamanho dos granulomas nas vísceras. Rev. Saúde Pública [online]. 1993, vol.27, n.6, pp.412-420. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101993000600003.

Estudou-se a influência da susceptibilidade de moluscos vetores do S. mansoni no desenvolvimento da patogenicidade do trematódeo no hospedeiro definitivo. Foram utilizadas progênies de moluscos Biomphalaria tenagophila e Biomphalaria glabrata selecionadas para o caráter susceptibilidade ao S. mansoni das linhagens SJ e BH, respectivamente. Cercárias oriundas das gerações P, F1 F2, F3 e F4 foram usadas para a infecção de camundongos Swiss, que foram sacrificados oito semanas após a exposição às larvas. Por esta ocasião verificou-se o número de ovos nas fezes e o número de granulomas no fígado, baço e intestino. Avaliou-se também o tamanho das reações granulomatosas nestas vísceras. Concluiu-se que a maior susceptibilidade de B. tenagophila induziu a uma maior eliminação de ovos do parasita nas fezes. Verificou-se maior número de granulomas por área de tecido hepático em roedores infectados com cercárias oriundas de moluscos mais susceptíveis. Nos mesmos roedores, constatou-se relação inversa entre a área dos granulomas esplênicos, hepáticos e intestinais e a taxa de infecção dos moluscos que forneceram as cercárias para a infecção dos camundongos.

Keywords : Schistosoma mansoni [patogenicidade]; Biomphalaria [parasitologia]; Contagem de ovos de parasitas [utilidade]; Granuloma; Parasitologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )