SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue6Studies on mosquitoes (Diptera: Culicidae) and anthropic environment: 4 - Survey of resting adults and synanthropic behaviour in South-Eastern, BrazilImmunological and parasitological aspects of Biomphalaria tenagophila infected by Schistosoma mansoni and other Digenea author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ZANOTTI-MAGALHAES, Eliana Maria; MAGALHAES, Luiz Augusto  and  CARVALHO, José Ferreira de. Relação entre a patogenicidade do Schistoma mansoni em camundongos e a susceptibilidade do molusco vetor: II. Número de ovos nas fezes e número e tamanho dos granulomas nas vísceras. Rev. Saúde Pública [online]. 1993, vol.27, n.6, pp. 412-420. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101993000600003.

Estudou-se a influência da susceptibilidade de moluscos vetores do S. mansoni no desenvolvimento da patogenicidade do trematódeo no hospedeiro definitivo. Foram utilizadas progênies de moluscos Biomphalaria tenagophila e Biomphalaria glabrata selecionadas para o caráter susceptibilidade ao S. mansoni das linhagens SJ e BH, respectivamente. Cercárias oriundas das gerações P, F1 F2, F3 e F4 foram usadas para a infecção de camundongos Swiss, que foram sacrificados oito semanas após a exposição às larvas. Por esta ocasião verificou-se o número de ovos nas fezes e o número de granulomas no fígado, baço e intestino. Avaliou-se também o tamanho das reações granulomatosas nestas vísceras. Concluiu-se que a maior susceptibilidade de B. tenagophila induziu a uma maior eliminação de ovos do parasita nas fezes. Verificou-se maior número de granulomas por área de tecido hepático em roedores infectados com cercárias oriundas de moluscos mais susceptíveis. Nos mesmos roedores, constatou-se relação inversa entre a área dos granulomas esplênicos, hepáticos e intestinais e a taxa de infecção dos moluscos que forneceram as cercárias para a infecção dos camundongos.

Keywords : Schistosoma mansoni [patogenicidade]; Biomphalaria [parasitologia]; Contagem de ovos de parasitas [utilidade]; Granuloma; Parasitologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese