SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue6Female sterilization among low income women in a metropolitan region of southeastern Brazil and factors related to its prevalenceA historical review of the treatment of human rabies author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

DUNN, John  and  ANDREOLI, Sérgio Baxter. Método de captura e recaptura: nova metodologia para pesquisas epidemiológicas. Rev. Saúde Pública [online]. 1994, vol.28, n.6, pp. 449-453. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101994000600009.

O método de captura e recaptura, embora não seja novo, tem sido pouco usado em estudos epidemiológicos. Trata-se de método bem adaptável e adequado para estudar populações incomuns ou esquivas, como usuários de drogas endovenosas. Tem sido usado para estudar populações diversas como prostitutas que trabalham na rua ou volume de células vermelhas no homem. Permite ainda estimar a incidência e a prevalência de doenças de forma mais precisa do que os métodos tradicionais e com uma melhor relação custo-benefício. Devido à sua relevância dentro do campo da epidemiologia, decidiu-se realizar uma revisão sobre esse método, enfocando a história, as principais aplicações e apontando as suposições teóricas que o fundamentam. Seu potencial para futuras pesquisas epidemiológicas é promissor.

Keywords : Métodos epidemiológicos; Incidência; Prevalência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese