SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Qualitative research in health studies: methodological reflections on the oral account and narrative technique in a study on the medical profession author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

PINTO, Terezinha de Jesus A.. Peróxido de hidrogênio como agente despirogenizante de componentes para produtos médico-hospitalares. Rev. Saúde Pública [online]. 1995, vol.29, n.1, pp. 75-79. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101995000100011.

A atual busca de solventes alternativos aos fluorados, frente ao problema de depleção de ozônio da estratosfera, obriga a desenvolvimentos de processos aplicáveis à fabricação de produtos médico-hospitalares. Frente ao desafio, e considerando a água estar sendo opção de escolha de outros segmentos industriais, preocupa a rápida proliferação microbiana na mesma, tornando-a fonte potencial de endotoxinas. Tal risco incompatibiliza-se por exemplo, com a produção de itens destinados ao emprego em procedimentos cirúrgicos da área cardiovascular. Desta forma foi ralizada pesquisa com o objetivo de investigar possibilidade de emprego da água como agente de limpeza de componentes para tais produtos, desde que incorporada de peróxido de hidrogênio. Trabalhou-se inoculando água e soluções de peróxido com níveis de 0,1, 0,25, 0,5 e 1,0 UE/ml; obteve-se a confirmação de efetividade de ação a concentração de 5% de peróxido de hidrogênio, através de determinação analítica pelo método "in vitro". Investigou-se, em peças injetadas em policarbonato, destinadas a fabricação de oxigenadores e reservatórios sangüíneos, inoculadas com endotoxina, a efetividade no uso do peróxido. Os resultados permitem concluir pela possibilidade de sucesso do processo proposto, seja pelo aspecto biológico ou pela remoção de sujidades.

Keywords : Peróxido de hidrogênio; Endotoxinas; Pirogênios; Contaminação de equipamentos [prevenção & controle].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese