SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Assessment of immunization coverage for the basic schedule in childrenKnowledge and use of alternative medicine by elementary school children and teachers author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

NORONHA FILHO, Gerson et al. Formação médica e integração de atividades docentes e assistenciais. Rev. Saúde Pública [online]. 1995, vol.29, n.3, pp. 215-220. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101995000300009.

Foi realizada pesquisa com 80 alunos, no primeiro período do ciclo básico de medicina, que acompanharam o percurso de pacientes de primeira vez no ambulatório de um hospital universitário da região do Sudeste do Brasil. Foram feitas 260 entrevistas, proporcionando aos "alunos observadores" uma experiência controlada da trajetória dos pacientes, permitindo um confronto com outros valores, atitudes e expectativas, assim como a observação das queixas e sugestões dos usuários. O objetivo da pesquisa era o de abrir discussão, entre os alunos, desde o primeiro ano da graduação médica, sobre o modelo hegemônico de especialização precoce, questionando a identidade do futuro médico moldada por um currículo inadequado a responder às demandas concretas de cuidados da população. Os resultados, tanto pelos depoimentos dos alunos, como pela interpretação dos dados, estimulam a implementação de estratégias integradoras das atividades docentes-assistenciais, desde o início da formação profissional, com o objetivo de modificar o panorama do ensino atual.

Keywords : Integração docente-assistencial; Educação médica [tendências].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese