SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Hexaclorociclohexanos contamination in an urban area of South-Eastern BrazilIniquities in health policies: the Latin American case author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

CAMPINO, Antonio Carlos Coelho. Alternativas de financiamiento de la atención médica en América Latina y el Caribe. Rev. Saúde Pública [online]. 1995, vol.29, n.3, pp. 234-242. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101995000300012.

Dada a magnitude do problema de saúde nos países da América Latina e do Caribe, não é possível cobrir o déficit de recursos financeiros necessários para prover assistência médica através de aumentos nos preços, ou com a adoção de medidas como o pagamento por serviços ou a cobrança do custo dos serviços. Faz-se necessário recorrer à política fiscal. Foi mostrado que é possível aumentar os recursos disponíveis para assistência médica, tanto por meio do aumento na arrecadação de impostos, quanto pela tomada da decisão política de aumentar a parcela da receita do Governo, destinada a financiar a assistência médica. Foi revista a experiência dos Fundos de Emergência Social e das operações de troca de dívida por projetos na área de saúde como importantes fontes adicionais de recursos, especialmente para financiar o investimento.

Keywords : Financiamento da saúde; Financiamento governamental; Gastos em saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · pdf in Spanish