SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Maternal neurotic symptoms and infants' risk of developing persistent diarrhoea author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SHIRAKAWA, Itiro; MARI, Jair J.; CHAVES, Ana C.  and  HISATSUGO, Marcelo. Expectativa familiar, ajustamento social e diferenças entre os gêneros numa amostra de pacientes esquizofrênicos. Rev. Saúde Pública [online]. 1996, vol.30, n.3, pp. 205-212. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101996000300001.

Foi realizado estudo de corte transversal para estudar fatores associados às expectativas familiares com familiares ambulatoriais esquizofrênicos pela Classificação Internacional de Doenças, 9a edição e que tivessem mais de 4 anos de duração da doença foram incluídos no estudo. A expectativa familiar foi medida pela diferença dos escores da Escala de Ajustamento Katz (R2 e R3), que são baseados nas expectativas dos familiares e no nível atual de desempenho das atividades socialmente esperadas (Escore de Discrepância) . O ajustamento social foi medido através da Escala de Avaliação Global (GAS) do DSM-III-R. As avaliações dos desfechos clínicos foram realizadas independentemente, e a amostra foi constituída por 44 pacientes (25 homens e 19 mulheres). A média do Escore de Discrepância foi duas vezes maior para os homens do que para as mulheres (p < 0,02), e houve uma associação inversa entre o escore de discrepância, quando idade atual e idade de início da doença, e número de admissões psiquiátricas foram controladas através de uma técnica de análise de regressão múltipla. Houve interação entre sexo e ajustamento social, uma relação inversa entre ajustamento social e escore de discrepância mais pronunciada nos homens. Estes achados são discutidos diante das associações potenciais entre atmosfera familiar, gênero e ajustamento social dos pacientes esquizofrênicos e a necessidade de haver mais pesquisas nesta área, p.ex., descrições etnográficas das interações entre pacientes e familiares no ambiente doméstico, particularmente, nos paéses menos desenvolvidos.

Keywords : Esquizofrenia; Ajustamento social; Família [psicologia].

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English