SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Maternal neurotic symptoms and infants' risk of developing persistent diarrhoea author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SHIRAKAWA, Itiro; MARI, Jair J.; CHAVES, Ana C.  and  HISATSUGO, Marcelo. Expectativa familiar, ajustamento social e diferenças entre os gêneros numa amostra de pacientes esquizofrênicos. Rev. Saúde Pública [online]. 1996, vol.30, n.3, pp.205-212. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101996000300001.

Foi realizado estudo de corte transversal para estudar fatores associados às expectativas familiares com familiares ambulatoriais esquizofrênicos pela Classificação Internacional de Doenças, 9a edição e que tivessem mais de 4 anos de duração da doença foram incluídos no estudo. A expectativa familiar foi medida pela diferença dos escores da Escala de Ajustamento Katz (R2 e R3), que são baseados nas expectativas dos familiares e no nível atual de desempenho das atividades socialmente esperadas (Escore de Discrepância) . O ajustamento social foi medido através da Escala de Avaliação Global (GAS) do DSM-III-R. As avaliações dos desfechos clínicos foram realizadas independentemente, e a amostra foi constituída por 44 pacientes (25 homens e 19 mulheres). A média do Escore de Discrepância foi duas vezes maior para os homens do que para as mulheres (p < 0,02), e houve uma associação inversa entre o escore de discrepância, quando idade atual e idade de início da doença, e número de admissões psiquiátricas foram controladas através de uma técnica de análise de regressão múltipla. Houve interação entre sexo e ajustamento social, uma relação inversa entre ajustamento social e escore de discrepância mais pronunciada nos homens. Estes achados são discutidos diante das associações potenciais entre atmosfera familiar, gênero e ajustamento social dos pacientes esquizofrênicos e a necessidade de haver mais pesquisas nesta área, p.ex., descrições etnográficas das interações entre pacientes e familiares no ambiente doméstico, particularmente, nos paéses menos desenvolvidos.

Keywords : Esquizofrenia; Ajustamento social; Família [psicologia].

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )