SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Neurological disturbances in workers with low levels of lead in the blood. I: Peripheral neuropathySpectrophotometric and gas chromatographic determination of trichloroacetic acid in urine author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787Print version ISSN 0034-8910

Abstract

VIEIRA, José L. F.  and  PASSARELLI, Miriam M.. Determinação de mercúrio total em amostras de água, sedimento e sólidos em suspensão de corpos aquáticos por espectrofotometria de absorção atômica com gerador de vapor a frio. Rev. Saúde Pública [online]. 1996, vol.30, n.3, pp.256-260. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101996000300008.

O emprego de mercúrio metálico nos processos de extração do ouro libera toneladas de mercúrio ao meio ambiente, provocando um aumento considerável nas concentrações presentes. Com a finalidade de prevenir a exposição humana a concentrações excessivas, o que poderá resultar em graves episódios de intoxicação mercurial, bem como avaliar a possibilidade de sedimentos tornarem-se fontes potenciais de contaminação para os seres vivos, é de fundamental importância a monitorização do mercúrio em diversos compartimentos ambientais. Efetuou-se a padronização de uma metodologia analítica para determinação de mercúrio total em amostras de água, sólidos em suspensão e sedimentos de corpos aquáticos para monitorização ambiental do xenobiótico. Posteriormente, foram analisadas amostras oriundas de regiões garimpeiras, com vistas a avaliar o desempenho do método em amostras reais e efetuar levantamento preliminar sobre a contaminação mercurial na área de estudo.

Keywords : Mercúrio [análise]; Poluentes químicos da água [análise]; Expectrofotometria por absorção atômica [utilização].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )