SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Spectrophotometric and gas chromatographic determination of trichloroacetic acid in urineFrequency of anti-Cysticercus cellulosae antibodies in individuals from five counties in the southern region of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

CAVALIERE, Maria J.; CALORE, Edenilson E.; PEREZ, Nilda M.  and  RODRIGUES PUGA, Flávio. Miotoxicidade por organofosforados. Rev. Saúde Pública [online]. 1996, vol.30, n.3, pp. 267-272. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101996000300010.

Os organofosforados são um grupo de compostos químicos amplamente utilizados em agropecuária como inseticidas, ocasionando intoxicações acidentais em animais e humanos, e mesmo sendo utilizados em tentativas de suicídio. A toxicidade desses produtos decorre sobretudo de insuficiência cárdio-respiratória por compromentimento do sistema nervoso autônomo. Sabe-se que alguns destes compostos induzem em animais de experimentação e em humanos, uma miopatia caracterizada por degeneração de células musculares, comprometendo sobretudo a musculatura respiratória. Baseado no fato de que este comprometimento contribui para a piora da função respiratória, propõe-se um protocolo de avaliação rotineira de miotoxicidade por compostos organofosforados, através de uma bateria mínima e suficiente de colorações e reações histoquímicas para quantificação da necrose muscular. Utilizaram-se como modelo experimental, grupos de ratos albinos (Wistar) intoxicados com o organofosforado paraoxon, com e sem antídotos (atropina ou pralidoxima). Verificou-se nos grupos tratados com paraoxon e paraoxon mais atropina, necrose de fibras musculares no diafragma, que atingia em determinadas áreas até 15% das fibras. No grupo tratado com paraoxon mais pralidoxima, a necrose foi mínima, evidenciando o papel mioprotetor deste último antídoto.

Keywords : Inseticidas organofosforados [toxicidade]; Fibras musculares [patologia].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese