SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Spectrophotometric and gas chromatographic determination of trichloroacetic acid in urineFrequency of anti-Cysticercus cellulosae antibodies in individuals from five counties in the southern region of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787Print version ISSN 0034-8910

Abstract

CAVALIERE, Maria J.; CALORE, Edenilson E.; PEREZ, Nilda M.  and  RODRIGUES PUGA, Flávio. Miotoxicidade por organofosforados. Rev. Saúde Pública [online]. 1996, vol.30, n.3, pp.267-272. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101996000300010.

Os organofosforados são um grupo de compostos químicos amplamente utilizados em agropecuária como inseticidas, ocasionando intoxicações acidentais em animais e humanos, e mesmo sendo utilizados em tentativas de suicídio. A toxicidade desses produtos decorre sobretudo de insuficiência cárdio-respiratória por compromentimento do sistema nervoso autônomo. Sabe-se que alguns destes compostos induzem em animais de experimentação e em humanos, uma miopatia caracterizada por degeneração de células musculares, comprometendo sobretudo a musculatura respiratória. Baseado no fato de que este comprometimento contribui para a piora da função respiratória, propõe-se um protocolo de avaliação rotineira de miotoxicidade por compostos organofosforados, através de uma bateria mínima e suficiente de colorações e reações histoquímicas para quantificação da necrose muscular. Utilizaram-se como modelo experimental, grupos de ratos albinos (Wistar) intoxicados com o organofosforado paraoxon, com e sem antídotos (atropina ou pralidoxima). Verificou-se nos grupos tratados com paraoxon e paraoxon mais atropina, necrose de fibras musculares no diafragma, que atingia em determinadas áreas até 15% das fibras. No grupo tratado com paraoxon mais pralidoxima, a necrose foi mínima, evidenciando o papel mioprotetor deste último antídoto.

Keywords : Inseticidas organofosforados [toxicidade]; Fibras musculares [patologia].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )