SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue6Revista de Saúde Pública: 30 years of evolutionEvaluation of fluoride content of bottled drinking waters in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ISSLER, Roberto M.S. et al. Nível de pobreza e estado de saúde das crianças: um estudo de fatores de risco em população urbana de baixo nível socioeconômico. Rev. Saúde Pública [online]. 1996, vol.30, n.6, pp. 506-511. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101996000600003.

Para testar a hipótese de que a população de baixo nível socioeconômico apresenta diferentes níveis de pobreza que repercutem em seu estado de saúde, foi realizado estudo transversal envolvendo 477 famílias de uma população urbana pobre residente na Vila Grande Cruzeiro, em Porto Alegre, RS, Brasil. O nível de pobreza dessas famílias foi medido por meio de um instrumento especialmente elaborado para populações urbanas pobres. Crianças oriundas de famílias vivendo em extrema pobreza (quartil inferior) apresentaram maior taxa de mortalidade infantil, menor peso de nascimento, maior número de internações hospitalares e maiores índices de desnutrição, além de pertencerem a famílias mais numerosas. A população de baixo nível socioeconômico mostrou-se heterogênea em relação a diferentes indicadores de saúde. Concluiu-se que a identificação de subgrupos mais vulneráveis numa população permite concentrar as ações de saúde entre os mais necessitados.

Keywords : Diagnóstico da situação de saúde; Indicadores de saúde; Saúde infantil.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English