SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue6Evaluation of fluoride content of bottled drinking waters in BrazilUse of medicines by children attending nursery schools author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

TRAEBERT, Jefferson L.. Implicações de custo financeiro e recursos humanos em assistência odontológica no Brasil segundo o modelo escandinavo. Rev. Saúde Pública [online]. 1996, vol.30, n.6, pp. 519-526. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101996000600005.

Objetivou-se detectar e analisar as implicações em custos e recursos humanos em odontologia de uma hipotética aplicação dos conceitos escandinavos de atenção odontológica no Brasil. Duas sociedades foram escolhidas para serem estudadas: Suécia, país da Escandinávia, e Santa Catarina, Estado da região Sul do Brasil. A análise teórica dessas implicações foi realizada a partir da determinação das necessidades de recursos humanos em odontologia, considerando-se os altos índices de doenças bucais no Estado brasileiro. Utilizou-se o programa de software "Health Through Oral Health" da Organização Mundial da Saúde-Federação Dentária Internacional (1989). Os resultados mostraram alto custo financeiro e a necessidade de se aumentar em até 85% o recurso humano disponível para atuar em saúde bucal no Estado de Santa Catarina. Concluiu-se que os princípios de alta provisão de recursos humanos e financeiros, característicos do modelo escandinavo, não serviriam para serem adotados por Santa Catarina e, extensivamente, pelo Brasil.

Keywords : Serviços de saúde bucal [organização & administração]; Odontologia em saúde pública [economia]; Recursos humanos em odontologia [provisão & distribuição].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese