SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue6Use of medicines by children attending nursery schoolsEvaluation of competitive enzyme-linked immunosorbent assay (ELISA) in milk powder contaminated with known concentrations of aflatoxin M1 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

PIRES, Mario Cezar; CALUX, Marli de Jesus Ferreira  and  VALENTE, Neusa Yuriko Sakai. Características histopatológicas necessárias para a pesquisa de bacilos álcool-ácido resistentes no eritema nodoso. Rev. Saúde Pública [online]. 1996, vol.30, n.6, pp. 536-541. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101996000600007.

Através de estudo histopatológico retrospectivo de 51 lâminas de eritema nodoso (EN) comum e 39 lâminas de eritema nodoso hansênico (ENH) comprovou-se que o quadro histopatológico de ambos os grupos diferiu em diversos aspectos. Os achados que mais divergiram entre as duas afecções foram: a presença do infiltrado granulomatoso virchoviano em todos os casos de ENH; a localização predominante do infiltrado inflamatório, dermo-hipodérmica no ENH e hipodérmica no EN comum; o acometimento septal preferencial no EN comum e lobular no ENH; o encontro de células gigantes tipo corpo estranho no EN comum e sua ausência no ENH; o achado predominante de células mononucleares no EN comum e neutrófilos no ENH; a presença de infiltrado inflamatório ao redor de nervos no ENH. Comprovou-se que a pesquisa de bacilo álcool-ácido resistente (BAAR) não necessita ser realizada em todos os casos de EN, uma vez que ao exame histopatológico de rotina existem diferenças entre o EN comum e o ENH que podem orientar a realização deste procedimento. A pesquisa deve ser realizada quando ao exame de rotina nas lâminas coradas por hematoxilina-eosina forem observadas as características histopatológicas do ENH descritas no estudo.

Keywords : Eritema nodoso [patologia]; Hanseníase lepromatosa [patologia].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese