SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue6Use of medicines by children attending nursery schoolsEvaluation of competitive enzyme-linked immunosorbent assay (ELISA) in milk powder contaminated with known concentrations of aflatoxin M1 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787Print version ISSN 0034-8910

Abstract

PIRES, Mario Cezar; CALUX, Marli de Jesus Ferreira  and  VALENTE, Neusa Yuriko Sakai. Características histopatológicas necessárias para a pesquisa de bacilos álcool-ácido resistentes no eritema nodoso. Rev. Saúde Pública [online]. 1996, vol.30, n.6, pp.536-541. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101996000600007.

Através de estudo histopatológico retrospectivo de 51 lâminas de eritema nodoso (EN) comum e 39 lâminas de eritema nodoso hansênico (ENH) comprovou-se que o quadro histopatológico de ambos os grupos diferiu em diversos aspectos. Os achados que mais divergiram entre as duas afecções foram: a presença do infiltrado granulomatoso virchoviano em todos os casos de ENH; a localização predominante do infiltrado inflamatório, dermo-hipodérmica no ENH e hipodérmica no EN comum; o acometimento septal preferencial no EN comum e lobular no ENH; o encontro de células gigantes tipo corpo estranho no EN comum e sua ausência no ENH; o achado predominante de células mononucleares no EN comum e neutrófilos no ENH; a presença de infiltrado inflamatório ao redor de nervos no ENH. Comprovou-se que a pesquisa de bacilo álcool-ácido resistente (BAAR) não necessita ser realizada em todos os casos de EN, uma vez que ao exame histopatológico de rotina existem diferenças entre o EN comum e o ENH que podem orientar a realização deste procedimento. A pesquisa deve ser realizada quando ao exame de rotina nas lâminas coradas por hematoxilina-eosina forem observadas as características histopatológicas do ENH descritas no estudo.

Keywords : Eritema nodoso [patologia]; Hanseníase lepromatosa [patologia].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )