SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue6Clinical and neurophatological aspects of Wernicke-Korsakoff syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

BARBOSA, Constança Simões; SILVA, Carlos Bernardo da  and  BARBOSA, Frederico Simões. Esquistossomose: reprodução e expansão da endemia no Estado de Pernambuco no Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 1996, vol.30, n.6, pp. 609-616. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101996000600016.

A esquistossomose continua a ser um problema de saúde pública no Nordeste do Brasil embora o emprego, em larga escala, da quimioterapia venha sendo apontado como um dos fatores responsáveis pela redução das formas graves. O Estado de Pernambuco vem apresentando taxas crescentes de infecção humana para esquistossomose com perfil epidemiológico de prevalências crônicas (até 80%) na região rural e casos recentes de infecção aguda no litoral. Discute-se a reprodução e expansão da esquistossomose a partir de uma concepção estrutural e histórica de causas, onde se inserem fatores não só de ordem biológica mas também sociais, políticos e culturais que vêm contribuindo para a formação dos quadros endêmicos: a forma de ocupação e do uso da terra, desemprego, desnutrição, migração e outros. Questionam-se as crescentes dificuldades para o controle da doença e o papel da investigação epidemiológica na compreensão da essência social do processo saúde/doença.

Keywords : Esquistossomose mansoni [epidemiologia].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese