SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue4Infant mortality in a midwest city of Southeastern Brazil, 1990 to 1992Sources of information and their relationship to the degree of knowledge of AIDS, in adolescents of Mexico author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

DOYLE, Eva I.  and  FELDMAN, Robert H. L.. Preferências nutricionais entre adolescentes da classe média de Manaus, AM (Brazil). Rev. Saúde Pública [online]. 1997, vol.31, n.4, pp. 342-350. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101997000400003.

INTRODUÇÃO: O Brasil tem sido considerado um País em transição nutricional em razão dos recentes aumentos na prevalência de obesidade e doenças crônicas na classe média, sendo importante identificar os fatores que influenciam as preferências nutricionais desse grupo. Foi realizado estudo com estudantes de classe média de um colégio secundário, particular, em Manaus, AM, Brasil. Com o objetivo de determinar a disponibilidade e a acessibilidade das merendas e analisar as atitudes e preferências dos estudantes e a influência de vários fatores na escolha de merendas nutritivas. MÉTODOS: O estudo incluiu quatros fases: (a) discusão em um grupo de especialistas em nutrição sobre a disponibilidade e acessibilidade das merendas em Manaus; (b) inquérito junto a um grupo dos adolescentes (n=63) sobre suas preferências e hábitos nutricionais; (c) inquérito junto a supermercados selecionado para identificar a disponibilidade e acessibilidade das merendas preferidas; (d) um grupo acompanhado de uma subamostra dos adolescentes (n=55) para identificar a preferências e atitudes sobre o custo e disponibilidade das merendas. RESULTADOS: Foi constatado que os estudantes possuíam condições financeiras para comprar merendas e que as merendas nutritivas não custam mais do que as não nutritivas. A preferência dos adolescentes foi por merendas não nutritivas. Os fatores que, principalmente, influenciam na escolha originam-se da família e da televisão. CONCLUSÃO: As implicações para futuras pesquisas e programas nutricionais são discutidos, recomendando-se campanha de educação nutricional para famílias, visto a importância desta na escolha de merendas entre esses adolescentes.

Keywords : Nutrição do adolescente [fisiologia]; Classe social; Preferências alimentares.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English