SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue5Humoral immune response of dogs to the inactivated suckling mouse brain vaccine utilized in anti-rabies campaigns in BrazilSandflies and domestic animals interaction and Lutzomyia (Nyssomyia) intermedia (Lutz & Neiva, 1912) predominance in an area with a high level of anthropy, in Southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

GIMENO, Suely Godoy Agostinho  and  SOUZA, José Maria Pacheco de. Reprodutibilidade de informações em estudo de fatores de risco para o diabetes mellitus insulino-dependente. Rev. Saúde Pública [online]. 1997, vol.31, n.5, pp. 508-511. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101997000600010.

Examina-se, em uma subamostra de 38 casos e 38 controles de um estudo sobre os fatores de risco para o diabetes mellitus insulino-dependente, a reprodutibilidade de informações obtidas para as variáveis escolaridade da mãe e do pai, peso e comprimento da criança ao nascer, história de episódios graves de diarréia, tempo de aleitamento ao seio e idade da introdução de leite de vaca na alimentação infantil, selecionadas a partir do questionário padronizado utilizado em visita domiciliar. A repetição das perguntas foi feita por telefone. A concordância entre as respostas da primeira e segunda entrevista foi verificada mediante a utilização da estatística kappa (variáveis categóricas) e do coeficiente de correlação intraclasse (variáveis quantitativas), para casos e controles separadamente. Os resultados levam a aceitar as informações como reprodutíveis.

Keywords : Diabete mellitus insulino-dependente; Reprodutibilidade de resultados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese