SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue5Breeding places of Aedes scapularis (Diptera: Culicidae) in artificial containersThe challenge of emergent disease and the return to descriptive epidemiology author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787Print version ISSN 0034-8910

Abstract

VON ZUBEN, Claudio J.. Implicações da agregação espacial de parasitas para a dinâmica populacional na interação hospedeiro-parasita. Rev. Saúde Pública [online]. 1997, vol.31, n.5, pp.523-530. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101997000600014.

São discutidos aspectos relacionados ao padrão comumente observado de distribuição agregada de parasitas na população-hospedeira. Geralmente observa-se que a maioria dos hospedeiros alberga poucos parasitas, enquanto que poucos hospedeiros albergam a maior proporção dos parasitas. Assim sendo, são analisados fatores que podem influenciar o padrão de distribuição dos parasitas, a relação entre o nível de agregação dos parasitas e a prevalência de infecção, além da variação nesse nível de agregação em função da idade do hospedeiro. Também são considerados fatores que determinam a diversidade de espécies em comunidades de parasitas, os diferentes tipos de competição entre os parasitas e sua relação com o controle biológico. Finalmente são discutidos processos biológicos considerados como de estabilização e de instabilidade sobre o comportamento dinâmico de interações hospedeiro-parasita.

Keywords : Relações hospedeiro-parasita; Distribuição espacial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )