SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue5Breeding places of Aedes scapularis (Diptera: Culicidae) in artificial containersThe challenge of emergent disease and the return to descriptive epidemiology author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

VON ZUBEN, Claudio J.. Implicações da agregação espacial de parasitas para a dinâmica populacional na interação hospedeiro-parasita. Rev. Saúde Pública [online]. 1997, vol.31, n.5, pp. 523-530. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101997000600014.

São discutidos aspectos relacionados ao padrão comumente observado de distribuição agregada de parasitas na população-hospedeira. Geralmente observa-se que a maioria dos hospedeiros alberga poucos parasitas, enquanto que poucos hospedeiros albergam a maior proporção dos parasitas. Assim sendo, são analisados fatores que podem influenciar o padrão de distribuição dos parasitas, a relação entre o nível de agregação dos parasitas e a prevalência de infecção, além da variação nesse nível de agregação em função da idade do hospedeiro. Também são considerados fatores que determinam a diversidade de espécies em comunidades de parasitas, os diferentes tipos de competição entre os parasitas e sua relação com o controle biológico. Finalmente são discutidos processos biológicos considerados como de estabilização e de instabilidade sobre o comportamento dinâmico de interações hospedeiro-parasita.

Keywords : Relações hospedeiro-parasita; Distribuição espacial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese