SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Comparative evaluation of underlying causes of death processed by the Automated Classification of Medical Entities and the Underlying Cause of Death Selection SystemsPerinatal health: methodology and some characteristics of the population studied author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SOUZA E SILVA, Rebeca de. Padrões de aborto provocado na Grande São Paulo, Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 1998, vol.32, n.1, pp. 7-17. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101998000100002.

OBJETIVO: Avaliar o comportamento do aborto provocado, segundo algumas variáveis sociodemográficas, para a população de mulheres em idade fértil (entre 15 e 49 anos de idade), residentes no subdistrito de Vila Madalena, São Paulo (Brasil). MATERIAL E MÉTODO: Foram selecionadas duas amostras populacionais. Uma delas, com 996 mulheres, foi destinada a investigar a incidência do aborto em 1987, recorrendo-se à TRA. Na outra, com 1.004 mulheres, a mesma informação foi coletada mediante abordagem direta. Em ambas as amostras foram coletadas as informações referentes à história genética das mulheres, apenas por abordagem direta. Embora a análise desenvolvida paute-se, unicamente, nesses eventos passados, é justamente a TRA que permite assegurar que as tendências detectadas são fidedignas. RESULTADOS E CONCLUSÕES: Foi possível se diagnosticar que as mulheres que mais recorrem à provocação de um aborto são as solteiras, as jovens entre 15 e 19 anos de idade, as que ainda não têm filhos, as que ainda não atingiram o número desejado de filhos, as que usam contraceptivos - sobretudo os não eficazes, e as que aceitam a prática do aborto provocado sem quaisquer restrições. Essas foram as que recorreram mais largamente a tal prática. Há fortes indícios de que os referidos grupos sejam, majoritariamente, constituído pelas mesmas mulheres: as que se encontram no início de suas vidas reprodutivas.

Keywords : Aborto criminoso; Adolescência.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English