SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3Incidence and duration of breast-feeding by pattern of delivery: a longitudinal study in Southeastern BrazilDiabetes as underlying or associated cause of death in the State of S. Paulo, 1992 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

COSTA, Antonio Ismael Paulino da  and  NATAL, Delsio. Distribuição espacial da dengue e determinantes socioeconômicos em localidade urbana no Sudeste do Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 1998, vol.32, n.3, pp. 232-236. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101998000300005.

INTRODUÇÃO: Fez-se uma análise da incidência de dengue na cidade de São José do Rio Preto, SP, durante epidemia (sorotipo I) ocorrida no primeiro semestre de 1995, em função de áreas geográficas (unidades ambientais urbanas) definidas através de variáveis econômico-sociais. MATERIAL E MÉTODO: Utilizou-se método epidemiológico do tipo "estudo ecológico". Para o cálculo do coeficiente de incidência (CI) foram considerados os casos de dengue confirmados e notificados entre janeiro e julho de 1995. As unidades ambientais foram definidas a partir de variáveis socioeconômicas, tendo como base o setor censitário do IBGE, através de análise de agrupamento. Calculou-se o coeficiente de correlação linear entre o CI e variáveis ambientais. RESULTADOS E CONCLUSÕES: Com base na distribuição de renda e no nível educacional foram identificadas três unidades ambientais. O CI de dengue variou de forma inversa com o padrão socioeconômico da unidade. Discutiu-se o papel da densidade populacional e dos serviços de saneamento ambiental, no nível de incidência. Ressaltou-se a importância do estudo para o controle da dengue.

Keywords : Dengue [epidemiologia]; Distribuição espacial; Dengue [epidemiology]; Residence characteristics.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese