SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3Molluscicidal activity of Paraiso (Melia azedarach L.) (Meliaceae) on Lymnaea cubensis, host snail of FasciolosisThe impact of living on the streets on latency children's friendships author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

FLECK, Marcelo P.A.  and  BOURDEL, Marie C.. Método de simulação e escolha de fatores na análise dos principais componentes. Rev. Saúde Pública [online]. 1998, vol.32, n.3, pp. 267-272. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101998000300010.

OBJETIVO: Existem vários critérios para a escolha do número de componentes a serem mantidos na análise de componentes principais. Esta escolha pode dar-se por critérios arbitrários (critério de Kaiser p.ex.) ou subjetivos (fatores interpretáveis). Apresenta-se o critério de simulação de Lébart e Dreyfus. MÉTODO: É gerada uma matriz de números aleatórios, sendo realizada a análise de componentes principais a partir dessa matriz. Os componentes extraídos de um conjunto de dados como este representam um limite inferior que deve ser ultrapassado para que um componente possa ser selecionado. Utiliza-se como exemplo a análise de componentes principais da escala de Hamilton para a depressão (17 itens) numa amostra de 130 pacientes. RESULTADOS E CONCLUSÕES: O método de simulação é comparado com o método de Kaiser. É mostrado que o método de simulação mantém apenas os componentes clinicamente significativos ao contrário do método de Kaiser.

Keywords : Simulação; Análise fatorial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese