SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3Method of simulation and choice of factors in the analysis of principal componentsRecommendations on immunization of patients with conditions associated with general or limited immunodeficiencies author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ROHDE, Luís A. et al. Impacto da vivência de rua nas amizades de crianças em idade escolar. Rev. Saúde Pública [online]. 1998, vol.32, n.3, pp. 273-280. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101998000300011.

OBJETIVO: Trata-se de um estudo para avaliar as relações de amizade em meninos de rua de 7 a 11 anos da cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. MÉTODOS: Uma amostra de 30 meninos de rua foi comparada com outra de 51 meninos de 7 a 11 anos que viviam com suas famílias de baixa renda, utilizando-se a Entrevista Sobre Amigos e Companheiros da Cornell (Cornell Interview of Peers and Friends). RESULTADOS: Os dois grupos apresentaram escores globais na entrevista significativamente diferentes, sendo que o grupo de meninos de rua obteve o escore médio mais alto. Da mesma forma, os meninos de rua apresentaram escores de adequação do desenvolvimento, autoestima e habilidades sociais significativamente menores do que os meninos com família. CONCLUSÕES: Levando-se em conta os resultados, é enfatizada a urgência do desenvolvimento de intervenções com as crianças com vivência de rua, especialmente com os meninos de rua.

Keywords : Homeless youth [psychology]; Family; Interpersonal relations; Menores de rua [psicologia]; Família; Relações interpessoais.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English