SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue6Regional and interspecific variations in the morphology of insects of the Lutzomyia intermedia complex (Diptera, Psychodidae, Phlebotominae)Cigarette smoking among workers of a Bank author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

MATHIAS, Thais A.de F.  and  SOBOLL, Maria Lúcia de M.S.. Confiabilidade de diagnósticos nos formulários de autorização de internação hospitalar. Rev. Saúde Pública [online]. 1998, vol.32, n.6, pp. 526-532. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101998000600005.

OBJETIVO: Analisar a confiabilidade dos diagnósticos registrados nos formulários de autorização de internação hospitalar(AIH). MÉTODO: Foram estudadas 1.595 internações referentes a uma amostra representativa das internações ocorridas nos 8 hospitais gerais do Município de Maringá, PR. Os diagnósticos registrados nos prontuários médicos foram comparados aos registrados nas AIH correspondentes. Foi utilizada a estatística Kappa, com intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS: Foram obtidas concordâncias que variaram de k=0,79 (doenças do aparelho geniturinário) a k=0,98 (complicações da gravidez, parto e puerpério) e k=0,79 (fraturas) a k=0,97 (causas obstétricas diretas) para os 5 grupos e agrupamentos da Classificação Internacional de Doenças - 9 (CID9) mais freqüentes, respectivamente. CONCLUSÕES: Alguns fatores como a falta de treinamento para a codificação dos diagnósticos e o sistema de pagamento das internações hospitalares, são apresentados como possíveis razões de discordância. Evidenciou-se a possibilidade de utilização do banco de dados SIH-SUS (Sistema de Internação Hospitalar do Sistema Único de Saúde) para o Município de Maringá, em 1992, com certo grau de confiabilidade segundo grupos de diagnósticos, lembrando que segundo os agrupamentos poderá haver maior variabilidade.

Keywords : Registros médicos; Diagnóstico; Estatísticas hospitalares; Reprodutibilidade de resultados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese