SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue3Chagas disease in an area of recent occupation in Cochabamba, Bolivia author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

TANAKA, Oswaldo Y. et al. Formação de gestores locais de saúde: processos para identificar estratégias de atuação. Rev. Saúde Pública [online]. 1999, vol.33, n.3, pp. 219-229. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101999000300002.

No Brasil, nos anos recentes, e acompanhando a maior participação dos municípios nas ações de saúde, observa-se a necessidade crescente de instrumentos que possam contribuir para a melhor formação de gestores locais, complementares às atividades de natureza acadêmica. Nesse sentido realizou-se estudo com o objetivo de construir processo de capacitação de gestores mediante seleção de focos de abordagem para identificar estratégias efetivas para modificação das condições de saúde. Foi feita uma experiência para desenvolvimento de "estudos de casos", com 8 municípios considerados bem sucedidos das regiões Norte e Nordeste do Brasil, com utilização da abordagem por focos na estruturação das informações. Com base nessas informações, foi realizado seminário com 21 gestores locais das duas regiões, reunindo pequenos grupos e intermediando com atividades coletivas. Durante o seminário, gestores municipais de saúde adquiriram maior conhecimento das estratégias implementadas e identificaram alternativas concretas de intervenção para as suas realidades. A proposta metodológica de ensino por estudo de caso utilizando uma prévia elaboração conceitual mediante o agrupamento das diversas dimensões dos casos, facilitou a formação de gestores municipais de saúde a partir de experiências práticas.

Keywords : Administração de serviços de saúde; Sistemas locais de saúde; Estratégias locais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese