SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue3Evaluation of the quality of mortality information by unspecified accidents and events of undetermined intent in a metropolis of Southeastern BrazilPrescription patterns of drugs of systemic use by dentists author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787Print version ISSN 0034-8910

Abstract

BOLLELA, Valdes R.; SATO, Daisy N.  and  FONSECA, Benedito A. L.. Problemas na padronização da reação em cadeia da polimerase para diagnóstico da tuberculose pulmonar. Rev. Saúde Pública [online]. 1999, vol.33, n.3, pp.281-286. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101999000300009.

OBJETIVO: Padronizar reação em cadeia da polimerase para diagnóstico de tuberculose pulmonar, comparando os resultados obtidos com as técnicas microbiológicas clássicas, e analisar seu uso numa região de alta prevalência da tuberculose. MÉTODOS: Foram descontaminadas, após a baciloscopia, 42 amostras de escarro de pacientes. Em seguida, procedeu-se ao cultivo em Lowenstein-Jensen e à reação em cadeia da polimerase com "primers" que amplificam um fragmento de 123 pares de base do genoma do Mycobacterium tuberculosis. RESULTADOS: Das 42 amostras de escarro, 10 apresentaram cultura positiva para M. tuberculosis. Dez foram positivas à baciloscopia e 16 mostraram-se positivas na reação em cadeia da polimerase. A sensibilidade e especificidade do teste em relação à cultura foi de 90% e 81%, respectivamente. CONCLUSÕES: A reação em cadeia da polimerase tem sensibilidade comparável à da cultura e pode ser realizada em apenas um dia, resultando em tratamento precoce e melhor controle da doença. A padronização e avaliação de técnicas de biologia molecular no diagnóstico da tuberculose no Brasil é imprescindível na discussão da implantação deste exame na rotina diagnóstica em centros de referência.

Keywords : Tuberculose pulmonar [diagnóstico]; Reação em cadeia por polimerase; Mycobacterium tuberculosis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )