SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue3Evaluation of the quality of mortality information by unspecified accidents and events of undetermined intent in a metropolis of Southeastern BrazilPrescription patterns of drugs of systemic use by dentists author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

BOLLELA, Valdes R.; SATO, Daisy N.  and  FONSECA, Benedito A. L.. Problemas na padronização da reação em cadeia da polimerase para diagnóstico da tuberculose pulmonar. Rev. Saúde Pública [online]. 1999, vol.33, n.3, pp. 281-286. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101999000300009.

OBJETIVO: Padronizar reação em cadeia da polimerase para diagnóstico de tuberculose pulmonar, comparando os resultados obtidos com as técnicas microbiológicas clássicas, e analisar seu uso numa região de alta prevalência da tuberculose. MÉTODOS: Foram descontaminadas, após a baciloscopia, 42 amostras de escarro de pacientes. Em seguida, procedeu-se ao cultivo em Lowenstein-Jensen e à reação em cadeia da polimerase com "primers" que amplificam um fragmento de 123 pares de base do genoma do Mycobacterium tuberculosis. RESULTADOS: Das 42 amostras de escarro, 10 apresentaram cultura positiva para M. tuberculosis. Dez foram positivas à baciloscopia e 16 mostraram-se positivas na reação em cadeia da polimerase. A sensibilidade e especificidade do teste em relação à cultura foi de 90% e 81%, respectivamente. CONCLUSÕES: A reação em cadeia da polimerase tem sensibilidade comparável à da cultura e pode ser realizada em apenas um dia, resultando em tratamento precoce e melhor controle da doença. A padronização e avaliação de técnicas de biologia molecular no diagnóstico da tuberculose no Brasil é imprescindível na discussão da implantação deste exame na rotina diagnóstica em centros de referência.

Keywords : Tuberculose pulmonar [diagnóstico]; Reação em cadeia por polimerase; Mycobacterium tuberculosis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese