SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4A theoretical model of the evolution of virulence in sexually transmitted HIV/AIDSFactors associated to the trial of labor in primipara women with one previous cesarean section author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787Print version ISSN 0034-8910

Abstract

BLANCO-MUNOZ, Julia  and  CASTANEDA-CAMEY, Xochitl. Tolerancias y resistencias: el aborto desde la perspectiva de las parteras tradicionales de un área rural de México. Rev. Saúde Pública [online]. 1999, vol.33, n.4, pp.334-341. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101999000400003.

OBJETIVO: Conhecer a percepção, recursos e práticas que as parteiras tradicionais, de uma área rural mexicana, possuem sobre o aborto. MÉTODOS: Usou-se o método qualitativo com entrevistas em profundidade, grupos focais e observação participativa. As questões versaram sobre aspectos socioculturais, sexualidade, reprodução e aspectos de saúde relacionados ao aborto. Entrevistaram-se em profundidade 9 parteiras e formou-se um grupo focal com a participação de 16 parteiras. RESULTADOS: Encontrou-se uma atitude de não aceitação do aborto, induzido ou espontâneo. As mulheres que abortam são chamadas de "porcas", "imundas" ou "cadelas" e as parteiras mostram-se titubeantes em atendê-las. No entanto, é comum a prática da "regulação da menstruação" entre as mulheres da comunidade, ou seja, utilizam substâncias que induzem a menstruação quando a mesma está atrasada. CONCLUSÕES: O conhecimento de significados populares em torno do aborto é imprescindível para a construção de estratégias que reforcem os vínculos entre serviços institucionais de saúde e as parteiras tradicionais e para melhorar a qualidade da assistência às mulheres.

Keywords : Aborto induzido; Conhecimentos, atitudes e prática; Parteira leiga.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )