SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Assessing morbidity in the paediatric communityMortality among children of less than one year of age in a region of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

RIBAS, Dulce L B; PHILIPPI, Sonia T; TANAKA, Ana C d'A  and  ZORZATTO, José R. Saúde e estado nutricional infantil de uma população da região Centro-Oeste do Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 1999, vol.33, n.4, pp. 358-365. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101999000400006.

OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional de crianças residentes em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, de base domiciliar, através de um inquérito antropométrico-social, com amostra de 652 crianças de 0 a 59 meses de idade. RESULTADOS: Foram encontradas baixas prevalências de déficts nutricionais, com exceção para déficits de altura/idade, tendo início ainda no primeiro ano de vida. O estado nutricional mostrou-se influenciado pelas condições socioeconômicas, especialmente a renda per capita familiar. Quase a totalidade das crianças iniciaram a amamentação, mas o desmame teve início ainda no primeiro mês. O aleitamento materno exclusivo é de curta duração, com oferta precoce de substitutos do leite materno. A análise da assistência materno-infantil apresentou boa cobertura de pré-natal, mas deficiente no acompanhamento da saúde infantil em todas as faixas de renda. CONCLUSÕES: Identificou-se a necessidade de realizar alterações na abordagem das ações preventivas de vigilância da situação nutricional das crianças, para que haja condições de desenvolver ações diferenciadas no campo nutricional.

Keywords : Estado nutricional; Antropometria; Transtornos nutricionais [epidemiologia]; Saúde Infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese