SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Health and nutritional status of infants in an urban region of BrazilPrevalence of antibodies against measles among pediatricians in a teaching hospital author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

BOHLAND, Anna Klara  and  JORGE, Maria Helena P de Mello. Mortalidade de menores de um ano de idade na região Sudoeste do Estado de São Paulo. Rev. Saúde Pública [online]. 1999, vol.33, n.4, pp. 366-373. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101999000400007.

OBJETIVOS: Descrever a mortalidade de crianças menores de um ano de idade, a partir de sistemas oficiais de informação. MÉTODOS: Os dados foram coletados a partir de dois sistemas oficiais de informação do Ministério da Saúde: de mortalidade e de nascidos vivos. As informações contidas nas declarações de óbito foram complementadas por visitas domiciliares e aos serviços de saúde. RESULTADOS: O coeficiente de mortalidade infantil foi de 49,7‰ nascidos vivos, mostrando-se mais elevado entre as crianças do sexo masculino, de baixo peso ao nascer, gemelares, nascidos por parto cesáreo, residentes na área periférica da zona urbana, ou ainda entre os recém-nascidos cujas mães tivessem menor escolaridade, maior paridade ou idade superior a 35 anos. Quanto ao preenchimento das declarações de óbito (DO) e de nascimento (DN), as informações contidas na DO tiveram um nível aquém do desejado e na DN mostraram-se adequadas. CONCLUSÃO: O uso contínuo dos sistemas de informação em saúde pelo nível municipal contribuiria para a redução da mortalidade infantil.

Keywords : Mortalidade infantil; Sistemas de informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese