SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4A cross-sectional study about mental health of farm-workersHuman exposure to trihalomethanes in drinking water author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

GOMEZ-DANTES, Octavio et al. Evaluación de programa de salud para población no asegurada. Rev. Saúde Pública [online]. 1999, vol.33, n.4, pp. 401-412. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101999000400012.

OBJETIVO: Apresentar os resultados da avaliação de um programa de saúde dirigido à população não assegurada dos 4 estados mais pobres da República de México, implantado pelo Ministério da Saúde, entre 1991 e 1995. MÉTODOS: Os efeitos do Programa foram avaliados em três aspectos: i) cobertura dos serviços; ii) prestação de serviços pessoais; iii) condições de saúde da população-alvo. A ampliação da cobertura foi medida a partir do aumento na cobertura potencial devido à criação de nova infra-estrutura e do aumento de recursos humanos adicionais no contato com o paciente. Para avaliação da prestação de serviços foram desenvolvidos três inquéritos: de utilização dos serviços; de acessibilidade; e de qualidade. O efeito nas condições de saúde foi avaliado a partir das mudanças nos principais indicadores de saúde de crianças menores de cinco anos e de mulheres em idade fértil. RESULTADOS E COCLUSÕES: Os efeitos do Programa foi positivo quanto à cobertura, acessibilidade e qualidade dos serviços nos estados envolvidos. Também pode ter influenciado a melhoria dos principais indicadores de saúde da população infantil e materna. Entretanto, esses últimos avanços não podem ser atribuídos exclusivamente a este Programa, mas à somatória de diversas ações concorrentes.

Keywords : Cobertura de serviços de saúde; Avaliação de programas; Pessoas sem cobertura de seguro de saúde; Acesso aos serviços de saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · pdf in Spanish