SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Effect of design in cluster sampling to estimate the distribution of occupations among workersMen participation in contraception according to women's perspective author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SANTANA, Vilma S; LOOMIS, Dana P  and  NEWMAN, Beth. Trabalho doméstico, trabalho assalariado e sintomas psiquiátricos. Rev. Saúde Pública [online]. 2001, vol.35, n.1, pp. 16-22. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102001000100003.

OBJETIVO: Avaliar a hipótese de que a dupla carga de trabalho é um fator de risco potencial para sintomas psiquiátricos em mulheres. MÉTODOS: Estudo transversal realizado com 460 mulheres aleatoriamente selecionadas de uma área pobre da cidade de Salvador, BA, Brasil. Foram selecionadas mulheres entre 18 e 70 anos de idade, que referiram ter ocupação paga ou estar envolvidas com trabalho doméstico não remunerado para as suas famílias. A sobrecarga de trabalho foi analisada como: a) dupla jornada de trabalho, i.e., envolvimento simultâneo em trabalho pago e trabalho não pago para a família; e b) duração da jornada diária total de trabalho. Os sintomas psiquiátricos foram registrados por meio de um questionário psiquiátrico devidamente validado, o Questionário de Morbidade Psiquiátrica de Adultos (QMPA). RESULTADOS: Foram encontradas associações positivas, ajustadas por idade, estado civil e filhos em idade pré-escolar, entre escores altos do QMPA (>7 sintomas) e dupla jornada de trabalho (razão de prevalência, RP=2,04, 95% intervalo de confiança, IC: 1,16, 2,29) e mais que 10 horas de jornada de trabalho (RP=2,29, 95% IC: 1,96, 3,43). CONCLUSÕES: Os mais importantes fatores em associação com escores altos do QMPA foram as variáveis relacionadas ao trabalho. Ser casada ou ter crianças em idade pré-escolar na família estavam associadas a escores altos do QMPA apenas quando em combinação com a sobrecarga de trabalho.

Keywords : Carga de trabalho [psicologia]; Saúde mental; Trabalho feminino [psicologia]; Jornada de trabalho; Saúde da mulher; Estado civil; Gênero; Duração do trabalho; Sintomas psiquiátricos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English