SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Housework, paid work and psychiatric symptomsOral contraceptive and breast cancer: a case-control study author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

CARVALHO, Marta LO; PIROTTA, Kátia CM  and  SCHOR, Néia. Participação masculina na contracepção pela ótica feminina. Rev. Saúde Pública [online]. 2001, vol.35, n.1, pp. 23-31. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102001000100004.

OBJETIVO: Identificar as percepções das mulheres sobre a participação masculina na contracepção. MÉTODOS: Foram realizadas entrevistas domiciliares na Região Sul do Município de São Paulo. A amostra contou com 254 usuárias de métodos reversíveis que referiram, durante a entrevista, ter parceiro sexual. Trabalhou-se com análise estatística dos dados e técnica de análise de conteúdo. RESULTADOS: Em 78,8% dos casos, o método contraceptivo usado era de uso feminino, prescindindo da participação masculina para sua eficácia (pílula, injetáveis, DIU, diafragma). Apesar da alta concentração de métodos femininos, 82,7% responderam que o companheiro participava do processo da contracepção, evidenciando uma desvinculação entre método usado e percepção da participação masculina. As principais categorias referentes à representação feminina sobre a participação do parceiro na contracepção foram o apoio à mulher usuária de método feminino e o uso eventual de método masculino, quando a mulher necessitava suspender temporariamente o uso de seu método contraceptivo. CONCLUSÕES: As mulheres interpretaram a participação masculina na contracepção como uma atividade de apoio ao uso de métodos femininos de alta eficácia. O apoio do parceiro pode revelar-se pela aquisição da pílula, pela ação de lembrar a mulher de tomá-la ou pela opinião sobre o número de filhos desejado. A mulher assume a contracepção como atividade de sua responsabilidade, e o papel desempenhado pelo parceiro é vivenciado como uma função acessória.

Keywords : Saúde reprodutiva; Comportamento contraceptivo; Anticoncepção; Relações interpessoais; Anticoncepcionais masculinos; Anticoncepcionais femininos; Saúde da mulher; Conhecimentos [atitudes e prática]; Planejamento familiar; Relações entre gêneros.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese