SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Analysis of household expenditures with food in the city of S. Paulo in the 1990'sPrevalence and risk factors for anemia among children in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

REICHENHEIM, Michael E  and  HASSELMANN, Maria Helena. Minimizando perdas e maximizando eficiência na detecção de casos de desnutrição aguda severa . Rev. Saúde Pública [online]. 2001, vol.35, n.1, pp. 60-65. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102001000100009.

OBJETIVO: Alguns dos muitos desafios enfrentados por epidemiologistas são planejar adequadamente e otimizar o processo de captação de sujeitos em termos de efetividade e eficiência. Nesse sentido, no contexto de um estudo caso-controle envolvendo desnutrição aguda severa, usa-se o procedimento de captação em duas etapas. Os objetivos da pesquisa são identificar o melhor ponto de corte do indicador de rastreamento e obter equilíbrio entre perdas, eficiência da desnutrição severa e uso do procedimento em duas etapas. MÉTODOS: São usadas informações de 154 crianças abaixo de dois anos, em dois hospitais. Para a exploração do ponto de corte ótimo de peso para idade (PI), são de interesse as proporções de falso-negativos (PFN), falso-positivos (PFP) e percentual de ganho (temporal) total (pgt). O índice de peso para comprimento (PC) (ponto de corte de -2 desvios-padrão) é usado como padrão diagnóstico de desnutrição aguda severa. RESULTADOS: A magnitude de falso-negativos declinou rapidamente até o percentil 3 (P3) de PI e chegou a zero próximo de P9. Nesse ponto, a PFP esteve em torno de 0,4. O pgt decresceu acentuadamente até o P4, declinando suavemente até P10 (54,5%). CONCLUSÕES: Pode-se recomendar o P10 de PI, ponto de corte de rastreamento em que a eficiência é expressiva sem maiores perdas de verdadeiros casos de desnutrição aguda severa.

Keywords : Desnutrição protéico-energética; Métodos epidemiológicos; Estudos de casos e controles; Valores de referência; Seleção de pacientes; Triagem de massa [normas]; Viés de seleção; Amostragem; Transtornos nutricionais; Antropometria; Desnutrição aguda severa; Rastreamento; Captação de casos; Ponto de corte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese